Afeganistão! Quer dizer… Maranhão!

Quem nunca ouviu falar dos tais coronéis? Pois é, eles ainda existem! Isso mesmo! Você pode encontrar vários deles no nordeste e em outras regiões do Brasil, mas nenhum conseguiu tanta fama e poder quanto um sujeito ali do Maranhão!

Logo do lado, no Piauí já se encontra outro gigante coronel, que já tendo dominado as finanças do estado, agora está sugando a política! E claro, todos também lembram do falecido coronel da Bahia.

Se ao menos esses coronéis fizessem bons investimentos para seus respectivos estados e não para suas respectivas carreiras, eu não vos seria tão contra. Alguns desses estados coronelizados, só ainda são reconhecidamente pobres, não porque o povo não quer ou não luta pra deixar a pobreza, mas é porque os coronéis não deixam!

Eu vivo num estado dominado por um coronel, e só para exemplificar: muitas empresas — empresas grandes mesmo! — têm tentado investir aqui, mas têm encontrado dificuldades a mais, pois o coronel, dono de um império financeiro, atuante em várias áreas de comércio, viu seu império ameaçado. Aqui, como em todo lugar do Brasil, peixes grandes, na política e no comércio, têm o rabo preso uns aos outros. Assim, este coronel mexe seus pauzinhos e o que vemos: muitas empresas desistem de investir aqui.

Graças a Deus que algumas empresas perceberam que tem poder o suficiente para desafiar tais coronéis, e tem literalmente se enfiado por aqui mesmo sem a aprovação do coronel. Claro, o coronel não pode impedir de outras empresas virem, mas, como eu disse, ele consegue levantar as mais diversas barreiras.

Essas empresas que estão tendo coragem de enfrentar o coronel, tiveram uma excelente recepção, pois, afinal, qual povo não gosta de novidade? Qual povo não gosta de ver sua região evoluindo, crescendo, oferecendo diversidade de empregos em todos os níveis?

Bom, deixando esse desabafo um pouco de lado, cabe a nós eleitores, de todo o Brasil, a simplesmente negarmos nosso voto a esses coronéis. De início poderemos amargar um pouco o preço da ira destes dominadores, mas eu garanto, no fim, todos sairemos ganhando.

Pra finalizar, uma excelente crítica de Arnaldo Jabor, que, por sinal, inspirou o título deste post.

Anúncios

Publicado por

Evandro J.R. Silva

É Doutorando em Ciência da Computação. Convertido desde os 6 anos de idade, a partir dos 15 anos começou a ler e estudar a Bíblia autodidaticamente. É membro de uma Igreja Batista. Gosta bastante de jogos eletrônicos e de ler, principalmente sobre apologética e literatura fantástica. Tem como gosto musical preferido o metal sinfônico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s